terça-feira, 15 de novembro de 2011

"Feito é melhor que perfeito"

Ontem, assistindo ao Mundo S/A da GloboNews, me deparei com essa frase: "Feito é melhor que perfeito". Escrita na parede da empresa Facebook é tida como um dos pilares do ideal da empresa.

Esta frase me fez refletir sobre a vida, medos, respeito e ansiedades.

No mundo contemporâneo vivemos a pressão e a cobrança diária pela perfeição e a impossibilidade do erro. Errar é absurdo, é ridículo, é idiota, é infantil. Errar abre espaço para a concorrência, nos deixa vulneráveis e fragilizados perante os mais fortes. Pensando assim nos tornamos pessoas estressadas, ansiosas, nervosas e babacas. E o pior é que acabamos passando isso para os nossos filhos, esposas, maridos e amigos.

Digo isso pois tenho uma filha que aos quinze anos descobriu ser diabética e nada me tira da cabeça que boa parte desse processo se deu pelo fato dela ser uma pessoa extremamente perfeccionista, que não se deixa errar e nem ao menos viver o novo com medo de não conseguir se sobressair e fracassar. Por mais que tente convencê-la de que o melhor da vida é experimentar, acabo me perguntando: Será que não fui responsável por ela ser assim? Será que não passei isso a ela?

Gente, errar é o princípio do aprendizado, é o caminho para o degrau mais alto e a possibilidade de reciclar, de nos conhecermos e melhorar.

Nos últimos dias tenho vivido momentos de extrema ansiedade quando mais uma vez resolvi desenvolver um projeto ousado, diferente (nunca visto em terras Tupiniquins) e inquietante. Com isso me coloquei em situação de ser provado e contestado.
Nesse período tenho observado que alguns "amigos" se afastaram -talvez com medo da exposição ao meu lado- e outros chegam ao ponto de exibir suas críticas 'pelas costas'. As vezes os vejo pela ótica da inveja, outras vezes pela mediocridade, mas a verdade é que são pessoas que não estão preparadas para o medo.

O medo de errar é o alimento para a inveja e a mediocridade.
O medo de errar é o freio que não nos deixa tirar do papel ideias brilhantes, desejos sublimes e experiências maravilhosas.
O medo de errar muitas vezes nos deixa mudo quando deveríamos (e queríamos) dizer: Estou vivo, quero experimentar e viver.

Estou mais uma vez dando a cara a tapa, abrindo espaço para -se errar- ouvir as pessoas dizerem: "Mas eu te avisei...". Mas nada disso me tira o ânimo e o desejo de experimentar, de pagar para ver e quem sabe acertar em cheio.

Daqui a dois dias saberei se a ideia brilhante foi um erro ou um lance de grande criatividade, mas independente do resultado aprendi a ser um vencedor. Me deixar errar, ser levado pelos (bons) sentimentos e não ter medo de expor as fragilidades, fazem da vida uma grande experiência.

Como no lema: É Melhor O Imperfeito Feito Que O Perfeito Não Feito.

Se acredita na possibilidade faça, não importa se será perfeito, se será o melhor, se será julgado depois, apenas tenha coragem e faça. Acredite em você e na possibilidade de ter feito o melhor, mesmo que ele não seja o perfeito.

Aos "amigos", tenho certeza de que estão lendo esse blog, depois de fazerem suas críticas pessoais recebam meus sentimentos.

Fred Oliveira é diretor do DiviCity.com

2 comentários:

  1. Também assisti a este programa e desde então esta frase não saiu de minha cabeça! Reflito sobre a falta de ação que acomete a mim e a muita gente, muitas vezes por medo de errar, de sair da zona de conforto do que sabe fazer bem feito para o que pensa em fazer, insegurança...enfim,"FEITO É MELHOR QUE BEM FEITO" é uma frase perfeita!! Se aprende fazendo, errando, acertando, fazendo novamente, aprendendo com o que fez, fazendo diferente. Nunca ouvi ninguém relatar que de tanto pensar, imaginar,filosofar, conseguiu realizar alguma coisa produtiva. Esta frase é um excelente mantra e fará parte da minha vida. Querer, querer, querer e não fazer, é perda de tempo! O importante é respeitar o próximo, arregaçar as mangas e seguir em frente, agindo, realizando,FAZENDO!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Soraya, você conseguiu sintetizar meu pensamento a respeito do assunto, é -de fato- um mantra a ser seguido

      Excluir